O Futuro do transporte urbano - ART Pode derrubar custos do metro.


São Paulo — A China tem um novo projeto de veículo high-tech que anda sobre trilhos virtuais na cidade. Ele funciona como uma mistura do trem comum com o ônibus, já que anda na rua sem trilhos reais, mas tem a possibilidade de adicionar vagões para ampliar sua capacidade.

A CRRC, fabricante responsável pelo projeto, chama o novo veículo de smart bus ART (sigla em inglês para “veículo autônomo de trânsito rápido”)– o que esclarece que o veículo é um ônibus. De olho no futuro: A Hekima mostra como as novas tecnologias estão revolucionando o transporte público Patrocinado

Equipado com sensores para seguir as faixas pintadas e outros sensores na estrada pela qual percorre, ele não precisa de um motorista humano atrás do volante para conduzi-lo, apesar de ainda haver um nesta fase inicial.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2013, com o objetivo de reduzir o caótico trânsito dos centros urbanos da China. O ART tem capacidade de acomodar 307 passageiros (com três vagões; com cinco, são mais de 500) e atinge velocidade máxima de 70 kmh, impulsionado pela energia armazenada em sua bateria. A cada parada de 10 minutos, o veículo recebe energia para mais 25 km de percurso.

Veja o artigo completo em:

http://exame.abril.com.br/tecnologia/onibus-high-tech-pode-derrubar-custo-de-obras-de-metro/

#Metro #transporte #obras #perfuraçãoemconcreto #corteemconcreto #alfatecnaperfurações

0 visualização