Caixa d'água que desabou em Diadema. 5 Fatores que Transformam Obras em Tragédias.

Atualizado: Set 17

Sempre que me deparo com esses acontecimentos de desabamento de obras, vem sempre aquele pensamento: "Quem foi o Infeliz que deixou isso acontecer?".




Em minha experiencias de mais de 20 anos em obras civis, posso dizer que ja vi muita coisa estranha, mas acontecimentos como esse de Diadema ou podemos citar também o edifício de 7 andares que desabou em Fortaleza a quase 1 ano atrás. Esses dois podemos dizer que eram uma tragédia anunciada.

Em sua maioria sempre está ligado a uma sequência de ações e negligências, que levam a esse tipo de incidente.


Enumerei alguns especialmente para essa situação:

1 - Orçamento Incompatível ou errado para execução do Serviço;

2 - Negligência com a segurança;

3 - Falta de fiscalização;

4 - Planejamento (Tem que ser pra Ontem e de qualquer jeito);

5 - Pouco conhecimento / experiência;


Vou resumir todos esses itens e você verá que todos estão diretamente ligados.




Obras com baixo orçamento ou orçamento errado são comuns e geralmente também carregam um nível de exigência ridículo dos itens 3 e 4. Ou seja se você não tem um planejamento ou uma fiscalização capacitada, a Cotação é feita pelo menor valor sem exigir um mínimo de premissas do conhecimento e experiencia do empreiteiro, item 5.


Notem que em um único parágrafo já citamos 4 itens e como eles se conectam e um arrasta o outro em direção de uma catástrofe. Catástrofe essa que poderia ter cido fatal pelo tamanho da falta de segurança em que foi feita a demolição. A foto abaixo mostra de outro angulo a máquina quebrando a parte debaixo da caixa d'água para tentar derrubar ela como se fosse uma árvore. O terreno do lado estava aparentemente limpo para ela cair. Infelizmente isso não ocorreu e ela tombou para o lado errado e rolou ate encontrar algum obstáculo.



Quando falo de experiencia não estou falando de achismo, e sim de pessoas e empresas que defendem suas aptidões de forma legal e conciente embasado em processos e dados científico.

No mais eu percebi que eles começaram quebrando a caixa decima para baixo e já tinham demolido uma parte dela. A decisão de tombar ela foi aparentemente de facilitar e economizar tempo e dinheiro. Isso vai de enconto com a economia burra, sem analisar os riscos.

E mesmo com tantos fatores de negligência e incompetência, podemos dizer que tiveram sorte por não ferir ninguém com tamanha atrapalhada.


Comente e compartilhe o post. Estamos sempre desenvolvendo novos produtos e materiais para ajudar no dia a dia de quem orça e contrata serviços.



Vou deixar abaixo o Link do nosso E-Book - Perfurações e Cortes em Concreto.


Obrigado mais uma vez, conheça nossos outros canais de comunicação:


Facebook: https://www.facebook.com/alfatecna

Instagram: https://www.instagram.com/alfatecna

Youtube: https://ww.youtube.com/alfatecna





46 visualizações