Corte de Concreto com fio Diamantado – Wire Saw

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Corte com fio diamantado consiste em um equipamento eletro hidráulico transmitindo movimento às rodas motrizes, que rodam o cabo de aço com anéis diamantados de aço. Consiste principalmente, em uma unidade hidráulica de potência, coluna de roldanas para tracionar o cabo diamantado e acessórios de apoio. Por abrasão no concreto se realiza o corte utilizando água para arrefecimento do cabo e equipamento. É importante verificar a necessidade de acesso aos dois lados da superfície a ser cortada. Em outros casos podem ser usadas com polias submersas em furos.



– Esquema com disposição de equipamentos de corte com fio diamantado com a unidade hidráulica e coluna de roldanas.


Corte com fio diamantado com polias submersas, corte invertido . Seta indica sentido do corte sendo de fora pra dentro.


DICAS DE MESTRE:

1) Instale polias e unidades de potência em alinhamento adequado com o corte. 2) As áreas próximas à roda motriz, polias e seções de fios móveis expostos, devem ser protegidas ou barricadas para impedir o acesso dos trabalhadores e evitar ferimentos. 3) O pessoal deve ter acesso limitado a duas vezes o comprimento do maior pedaço de arame. 4) Ao unir as duas extremidades do cabo de diamante, é responsabilidade do operador da serra de arame garantir que as dobras sejam colocadas corretamente no cabo de diamante e pressionadas até a pressão máxima sugerida pelo fabricante do fio.


Corte com fio em viga de coroamento. Demolição controlada.



Corte e remoção de bloco de concreto, 12m x 5m .



Corte com fio, base instalada na vertical.


CONTRATANDO O SERVIÇO: A contratação do serviço de corte com fio deve ser feita após eliminar outras alternativas de corte. O custo deve ser adequado com a necessidade X realidade da obra. Defina bem na proposta o que será cortado/demolido, de preferência peça uma visita técnica no local e um plano de cortes junto com o orçamento. O plano de corte deve estar alinhado com outros equipamentos necessários, como: guindastes e gruas para a remoção do material cortado. O preço sempre será por m2 de área de contato do fio no concreto ou rocha. Verifique sempre a disponibilidade de água e energia elétrica adequada ao equipamento que você vai usar.

Invista em Qualificação de seus funcionários.

Acesse: https://www.alfatecna.com.br