Empresas de construção Civil inovam no Corte com Fio diamantado.

Atualizado: 12 de Nov de 2019

Corte com fio Diamantado não é nenhuma novidade. Uma tecnologia já conhecida mas com alto custo chega agora com valores mais competitivos para o mercado brasileiro e com qualificação para empresas e operadores.

O Corte com fio diamantado é um processo utilizado no segmento de demolição controlada, Muito usado para modificação de uma estrutura de concreto como pilares, lajes, paredes, vigas e etc.


Altamente requisitado para demolições de precisão sem causar qualquer tipo de dano ou abalos a estrutura remanescente.

Os cortes com fio diamantado permite cortar grandes estruturas de espessuras variadas, pois o fio proporciona diversas configurações e tamanhos. O que pode limitar esses cortes são a capacidade do equipamento que s esta utilizando bem como o tamanho da estrutura que esta sendo removida.


O equipamento é composto por uma unidade de força Elétrico/Hidráulico, sistema de polias de direcionamento e tração bem como o fio diamantado.


Veja imagem abaixo: Corte em parede de diafragma com 1m de espessura

Sistema de polias e fio a esquerda e unidade hidráulica e operador a direita.


Em conjunto com o corte as empresas geralmente tem que fazer perfurações em concreto para o fio poder passar e laçar a estrutura em concreto que vai ser cortada.


Empresas de corte e furo em são paulo estão se adaptando a essa novidade e oferecendo cada vez mais esse o equipamento. A Alfatecna Engenharia e Perfurações e um exemplo disso. A mais de 2 anos vem oferecendo esse serviço com qualidade e equipamentos de alta qualidade, prova disso são os trabalhos executados nas estações da linha 5 do metrô de SP.


Esse E-book Mostra mais detalhes e dicas sobre essa tecnologia.



Para executar o serviço é necessário uma empresa capacitada para poder fazer um projeto de corte da estrutura, de içamento e retirada do que foi cortado. Várias opções estão disponíveis no mercado, nesse requisito vale destacar a Alfatecna que alem de oferecer o equipamento para execução e Locação, esse ano começou a oferecer os serviços de manutenção de equipamentos e Curso para operadores da cortadora de fios.

O segredo principal na aplicação dessa tenologia em sua obra é a equipe engajada com o uso consciente e adequado do equipamento.


Veja imagem abaixo: Modelo Tradicional também usado em corte de rochas



Esperamos ter ajudado a sanar algumas dúvidas sobre a cortadora de concreto com fio diamantado, bem como seus principais uso.


Segue abaixo dicas tiradas do E-book Perfurações e Cortes em concreto.

DICAS DE MESTRE:

1) Instale polias e unidades de potência em alinhamento adequado com o corte.


2) As áreas próximas à roda motriz, polias e seções de fios móveis expostos, devem ser protegidas ou barricadas para impedir o acesso dos trabalhadores e evitar ferimentos.


3) O pessoal deve ter acesso limitado a duas vezes o comprimento do maior pedaço de arame.


4) Ao unir as duas extremidades do cabo de diamante, é responsabilidade do operador do equipamento. Para garantir a união correta do fio diamantado utilize a pressão adequada sugerida pelo fabricante do fio.



Segue video e imagens do equipamento de corte com fio em operação.


Imagens de corte com Fio Diamantado.


Facebook: https://www.facebook.com/alfatecna

Instagram: https://www.instagram.com/alfatecna

Youtube: https://ww.youtube.com/alfatecna


Campanha Alfas do Bem 2019


63 visualizações